segunda-feira, 18 de abril de 2011

ROBERTO CARLOS SETENTÃO



O REPÓRTER - Neste dia 19 de abril, o cantor Roberto Carlos completa 70 anos de vida. O maior nome de nossa música já foi chamado de "Rei da Juventude", de "Rei da MPB" e hoje é simplesmente chamado de "Rei".
Em toda a sua extensa discografia, Roberto Carlos é o brasileiro que mais vendeu discos, com mais de 120 milhões de cópias comercializadas.
Roberto Carlos é natural de Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo e ainda criança já demonstrava o desejo de virar cantor. Se apresentou pela primeira vez aos nove anos de idade em uma rádio local, sendo este fato considerado o marco zero de sua carreira.
Na juventude, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde entrou em contato com o rock. Na década de 1950 Fez parte das bandas The Sputniks e The Snakes. Nessa época começou a mais sucedida parceria musical, quando conheceu Erasmo Carlos.
Em 1959, lançou sem primeiro compacto. No mesmo ano, veio seu primeiro álbum "Louco Por Você", com influências da bossa nova. O disco foi um fracasso de vendas e, após o sucesso do Rei, acabou se tornando uma raridade, sendo um dos álbuns mais caros do Brasil.
Mas foi na decada de 1960 que Roberto Carlos acabou estourando. O Rei lançou músicas como "Splish Splhas", "Parei na Contramão" e "É proibido Fumar", iniciando assim a era da Jovem Guarda. Em 1965, Roberto apresentou o programa "Jovem Guarda" na TV Record, ao lado de Erasmo e Wanderléia.
Também fez carreira no cinema, lançando filmes como "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura", Roberto Carlos e o Diamante Cor de Rosa" e "Roberto Carlos a 300 por hora".
A partir da década de 1970, Roberto Carlos passou a se decicar mais às músicas românticas. Em 1971, lançou um álbum que contém vários de seus grandes sucessos como "Detalhes", "Amada Amente" e "Debaixo dos Caracóis, dos seus Cabelos".
Em 1974, gravou seu primeiro especial na Rede Globo, que acabou virando tradição anual. O programa só não foi exibido em 1999, em razão da morte de sua esposa, Maria Rita. Em 1985, gravou "Emoções", outro grande sucesso do Rei.
Roberto Carlos já cantou com vários nomes da música mundial como Julio Iglesias, Gloria Stefan, Luciano Pavarotti, Lanni Hall entre outros.
Nos últimos anos, se dedicou a gravar álbuns ao vivo ou grandes duetos. Em 2001, gravou o "Acústico MTV". Em 2008, lançou ao lado de Caetano Veloso um álbum em homenagem a Tom Jobim. Os 50 anos de carreira de Roberto Carlos froam comemorados com o show "Elas cantam Roberto" com participações de Ivete sangalo, Adriana Calcanhotto, Zizi Possi, Nana Caymmi, Daniela Mercury, Hebe Camargo, entre outros.
Em 2010, gravou o show "Emoções Sertanejas", ao lado de nomes como Chitãozinho & Xororó, Paula Fernandes, Martinha, Bruno & Marrone e Paula Fernandes.
Foi enredo de escola de samba em 2011. A Beija Flor de Nilópolis lançou o enredo "A Simplicidade de um Rei", sendo campeã do carnaval carioca.


LEIA TAMBÉM A POSTAGEM "ROBERTO CARLOS NA LITERATURA DE CORDEL"

Nenhum comentário:

Postar um comentário