quarta-feira, 13 de abril de 2011

OFICINAS DE CORDEL

OFICINAS DO PROJETO ACORDA CORDEL NA SALA DE AULA




O Projeto ACORDA CORDEL NA SALA DE AULA já percorreu diversos estados Brasil afora, difundindo a literatura de cordel e incentivando a leitura de folhetos através de oficinas, palestras e recitais. Ano passado estivemos em Salvador-BA, Mossoró-RN, Porto Alegre-RS e Rio de Janeiro-RJ. Também já estivemos em Brasília-DF, Recife-PE, Uberlândia-MG, além de diversas cidades do interior do Estado do Ceará.
Este ano, temos novas atividades agendadas em Porto Alegre e Palmas, capital do Tocantins, para onde iremos juntamente com uma caravana formada pela ABLC - Academia Brasileira de Literatura de Cordel.

OFICINAS EM CARIDADE-CE
e MARACANAÚ-CE

Nesta foto acima, aparecem alunos e educadores do município de Caridade-CE, participantes de uma Oficina de Capacitação do projeto ACORDA CORDEL NA SALA DE AULA, na EEF Carmosina Bittencourt de Pinho.
Excelente o nível de participação da turma e o estágio avançado em que se encontram alguns professores, que continuam trabalhando com os folhetos, sobretudo como ferramenta de incentivo à leitura.

Em Maracanaú-CE, estivemos em alguns colégios na companhia do poeta ROUXINOL DO RINARÉ gravando matéria para o programa GLOBO RURAL, que foi exibido no dia 02 de janeiro deste ano. Ali, as crianças já trabalham algum tempo com o folheto em classe, como ferramenta paradidática. Nas oficinas que realizamos, sempre detectamos crianças e adolescentes que têm potencial. Ou seja, têm o dom de poeta. Afinal de contas, não para para ensinar poesia... A pessoa aprende as técnicas, mas tem que trazer na alma este sentimento.
QUEM QUISER CONTRATAR UMA OFICINA DO PROJETO ACORDA CORDEL, deverá entrar em contato conosco através deste e-mail:

* * *

2 comentários: