quarta-feira, 15 de junho de 2011

O ECLIPSE EM CORDEL

JOÃO GRILO E O ECLIPSE LUNAR

 João Grilo - Desenho: JÔ OLIVEIRA

Neste 15 de junho, todos os brasileiros terão o privilégio de observar um belíssimo fenômeno celeste: o eclipse total da Lua. Neste dia, logo após o pôr-do-Sol, a Lua nascerá em sua fase cheia (condição fundamental para a ocorrência de um eclipse do gênero), e já nascerá sendo "engolida" pela sombra projetada do nosso planeta. Se as condições climáticas de sua cidade permitirem um céu sem nuvens, vale muito a pena dar um tempo de suas atividades e se dar ao prazer de ficar uma hora olhando para a Lua. Se você tem crianças em casa, leve-as para ver o fenômeno. É algo que marca, que fica como boa lembrança e instiga à curiosidade pelo estudo de Ciências.

E para a Astrologia, o que significa um eclipse lunar?

Para os antigos, não era um bom sinal, mas por motivos que eram mais supersticiosos do que dignos de nota. Atualmente, há uma tendência de boa parte dos astrólogos em reavaliar o significado dos eclipses, compreendendo-os como um momento especial de hipersensibilização de determinadas áreas do mapa astrológico de cada pessoa. Esta hipersensibilização não é necessariamente negativa, mas se o indivíduo não tiver muita consciência do processo, pode passar por dias complicados.
O próximo eclipse lunar do dia 15 de junho ocorrerá no eixo Gêmeos-Sagitário, próximo a 25 graus, afetando portanto de modo mais poderoso as pessoas que nasceram no terceiro decanato destes signos.


O eclipse lunar na Literatura de Cordel

Para o poeta popular e astrólogo João Ferreira de Lima, que editou por muito tempo o Almanaque de Pernambuco, um dos mais conceituados do gênero, o eclipse lunar era sinal de mau agouro. Pelo menos é o que se deduz dos versos que escreveu no célebre folheto AS PROEZAS DE JOÃO GRILO:

João Grilo foi um cristão
Que nasceu antes do dia
Criou-se sem formosura
Mas tinha sabedoria
E morreu depois das horas
Pelas artes que fazia

Na noite que João nasceu
Houve um eclipse na lua
E detonou um vulcão
Que ainda hoje continua
Naquela noite correu
Um lobisomem na rua...

Por influência de seu nascimento, no momento do eclipse, João Grilo cresceu irreverente e endiabrado. Vejamos o que aprontou com o vigário do povoado onde nasceu:

...
Um dia a mãe de João Grilo
foi buscar água à tardinha
deixando João Grilo em casa
e quando deu fé, lá vinha
um padre pedindo água
nessa ocasião não tinha

João disse; só tem garapa;
disse o padre; donde é?
João Grilo lhe respondeu;
é do engenho catolé;
disse o padre: pois eu quero;
João levou uma coité.

O padre bebeu e disse:
oh! que garapa boa!
João Grilo disse: quer mais?
o padre disse: e a patroa
não brigará com você?
João disse: tem uma canoa.

João trouxe uma coité
naquele mesmo momento
disse ao padre: beba mais
não precisa acanhamento
na garapa tinha um rato
tava podre e fedorento.

O padre disse: menino
tenha mais educação
e por que não me disseste?
oh! natureza do cão!
pegou a dita coité
arrebentou-a no chão.

João Grilo disse: danou-se!
misericórdia, São Bento!
com isto mamãe se dana
me pague mil e quinhentos
essa coité, seu vigário,
é de mamãe mijar dentro!

O padre deu uma popa
disse para o sacristão:
esse menino é o diabo
em figura de cristão!
meteu o dedo na goela
quase vomita um pulmão.

...

Um comentário:

  1. Eclipses são os eventos mais corriqueiros na Astronomia. O eixo formado pelo Sol, Terra e Lua permite frequentemente tanto eclipses lunares quanto solares, sendo estes últimos um pouco mais raros. Na verdade, a Lua, mensalmente, fica eclipsada pela sombra da terra, ocasionando as fases do nosso satélite natural. O fenômeno pode ter consequências físicas na natureza terrestre, principalmente em relação às marés. A flora também pode sofrer alterações, devido à interrupção do processo de fotossíntese, que durante a lua cheia ocorre até à noite. Os eclipses não deixam de ser uma atração no céu. No folclore, é marcante o poder de superstição dos eclipes desde os primórdios da civilização. No Nordeste, há quem acredite que, se uma mulher grávida olhar um eclipse da Lua, o menino pode nascer com a pele escura, mesmo o casal sendo de cor branca. Neste caso, suponho que quem foi eclipsado foi o suposto pai.

    ResponderExcluir