segunda-feira, 20 de junho de 2011

O SERTÃO É O MUNDO



FAZENDA OURO PRETO


Foi Guimarães Rosas o autor da frase "o sertão é o mundo". Esse é o mundo de minha infância. Foi aqui, no casarão da Fazenda Ouro Preto (na fronteira dos municípios de Canindé e Quixeramobim) que eu passei os dez primeiros anos da minha existência. A casa dos meus pais, onde se criaram meus irmãos mais novos, ficava um pouco mais adiante, em direção ao serrote dos Três Irmãos, localidade que já pertence ao município de Canindé.

Em 1986, esse território que pertencia ao distrito de São José da Macaóca desmembrou-se de Quixeramobim para formar a área do recém-criado município de Madalena.  No alpendre, meu avô Manoel Barbosa Lima contava histórias de trancoso e contos tradicionais brasileiros (Como a RAPOSA E O CANCÃO, BICHO FOLHARAL, PEDRO MALAZARTES etc). Minha avó, Alzira de Sousa Lima, lia folhetos de cordel depois do jantar, sob a luz do lampião a gás. Essa antena parabólica é coisa de uns cinco anos para cá. No meu tempo de menino, só havia o baú de folhetos, um exemplar da Bíblia Sagrada e um rádio velho à válvula, onde se ouvia a Difusora Cristal de Quixeramobim e a Rádio Tupynambá de Sobral. Eh, saudades...

ARIEVALDO VIANA

Yuri, no batente da janela do quarto da avó Alzira


Alpendre do casarão, construído no final da década de 1950


4 comentários:

  1. Digo sem medo de errar: essa é a imagem mais bonita já postada no blog do colega Arievaldo. O imponente casarão, realçado pelo céu de anil, é um verdadeiro palácio cheio de história, com certeza. Conheço pessoalmente a Fazenda Ouro Preto, um lugar próprio para se sonhar e viver, viver e sonhar...

    ResponderExcluir
  2. Nasci em São José da Macaoca mais especificamente na Varzea Grande no ano de 1962. Andei quando criança em um lugar chamado Cachoeira. 40 anos depois passei nessa região voltando da Amazônia legal mas infelizmente não consegui reconhecer nada, apenas os nomes me vinham a mente. Gostei de ver essas fotos, pois me fez lembrar de meu pai Amaro de Araujo Sousa que Nasceu em 1907... e irmao de Antonio José de Araujo Sousa, fundador da cidade de são José

    Anésio Mendes de Sousa

    ResponderExcluir
  3. Olá Anésio. Bom saber que ainda somos parentes... Meu bisavô Francisco de Assis de Sousa, o FITICO do Castro era parente próximo do Amaro, seu pai.

    ResponderExcluir
  4. Rapaz, digo-lhe com sinceridade...
    A imagem e o texto me transportaram pra tem idos,
    Nasci no sertão de Senador Pompeu, e tudo que li
    Me fez lembrar meu velhos madrigais, parabéns.
    Te seguindo viu?

    ResponderExcluir