quinta-feira, 14 de julho de 2011

EXPOSIÇÃO DE FOLHETOS

CORDÉIS RAROS DE JOÃO MARTINS
DE ATHAYDE SÃO EXPOSTOS
EM RECIFE-PE

O poeta Paulo Moura nos informa sobre a Exposição de Cordéis Raros do poeta João Martins de Athayde, que está sendo mostrada no Arquivo Público do Estado de Pernambuco (ARQUIVO PUBLICO JORDÃO EMERENCIANO - ARPEJE) desde o dia 11/07. Pelo prospecto do folder já dá para entrever que muitos dos folhetos raros atribuídos a Athayde são na verdade da autoria de Leandro Gomes de Barros e outros poetas do qual ele foi editor. Isso já era de se esperar... Athayde foi o maior editor de cordel que o Nordeste já teve em todos os tempos e também foi um bom trovador, mas tinha o costume de publicar a obra de outros poetas com seu nome estampado sobre a capa, sem explicar se era autor ou editor, suprimindo a verdadeira autoria e até mesmo adulterando acrósticos, como ocorreu com boa parte da obra de Leandro Gomes de Barros. Durante muitos anos essa usurpação de autoria aconteceu no cordel editado em Recife, sendo continuada posteriormente pela Tipografia São Francisco, em Juazeiro do Norte. Mas isso não tira o brilho e o mérito dessa mostra, que certamente deve conter muita coisa interessante.

Ontem, 13/07, quarta feira, às 15:00h, estava programada uma MESA REDONDA da qual participariam a pesquisadora Maria Alice Amorim, o poeta Paulo Moura e Felipe Junior. A Mesa Redonda foi adiada para o dia 20/07 (próxima quarta-feira). Os participantes falarão a respeito deste acervo encontrado no Arquivo Público e que estará sendo apresentado nessa exposição, inclusive para consultas. Segundo Paulo ‘Dunga’ Moura, “o acervo é de uma riqueza sem tamanho. Vale a pena conferir!”

A coordenação do evento é do Jornalista Pedro Moura, diretor da ARPEJE.


Retrato do grande editor quando jovem, por Arievaldo Viana



JOÃO MARTINS DE ATHAYDE
BIOGRAFIA

JOÃO MARTINS DE ATHAYDE nasceu no povoado de Cachoeira de Cebolas (hoje denominada Itaituba), município de Ingá do Bacamarte-PB, em 23 de junho de 1880*, filho de Belchior Martins de Lima e de dona Antônia Lima de Athayde. e faleceu no Recife-PE, no dia 7 de agosto de 1959. Órfão de mãe ainda criança, procurou alfabetizar-se por conta própria. Comprou uma “carta de ABC” e a conduzia sob o chapéu, pedindo lições a um e a outro nos momentos de folga, até aprender a soletrar. Depois encantou-se com os folhetos de Leandro Gomes de Barros e outros poetas de sua época, começando a escrever e imprimir seus folhetos nas primeiras décadas do século XX.
 Foi o maior editor de literatura de cordel de todos os tempos, tendo iniciado suas atividades de poeta-editor em 1909, influenciado pelo mestre Leandro Gomes de Barros. Em 1921 comprou os direitos autorais do velho poeta, falecido em 1918 e tornou-se, durante mais de 20 anos, detentor exclusivo dos maiores clássicos da Literatura de Cordel, tendo vendido seu acervo — a obra  de Leandro, a sua e a de diversos poetas —,  ao alagoano José Bernardo da Silva, em 1949, estabelecido em Juazeiro do Norte com uma tipografia desde 1936. Por essa época, Zé Bernardo já era o maior “agente” da folhetaria de Athayde.
Apesar dos problemas envolvendo questão de autoria, já que Athayde identificava-se ora como editor, ora como autor da mesma obra (tendo inclusive usurpado a autoria de várias obras de Leandro, colocando seu nome na capa e adulterando os acrósticos), atribui-se ao poeta de Ingá do Bacamarte cerca de 60 títulos, dos quais destacamos: Amor de Perdição, Os martírios de Jorge e Carolina, O segredo da princesa, A pérola sagrada, O estudante que se vendeu ao diabo, O prisioneiro do Castelo da Rocha Negra, O lobo do oceano, dentre outros.

* Segundo o escritor pernambucano Mário Souto Maior, a data correta do nascimento de Athayde é 23 de junho de 1877.  João Martins de Athayde, em entrevista concedida ao escritor Orígenes Lessa, no dia 9 de outubro de 1954, em Recife, faz confusão quanto a data de seu nascimento. Nessa entrevista, consta que o nome de sua mãe era Antônia Lacerda Athayde. O sobrenome Lima seria proveniente do marido.

FONTE: Acorda Cordel na Sala de Aula, 2ª Edição, 2010.

* * *
Adquira já o seu exemplar do livro
ACORDA CORDEL NA SALA DE AULA
Kit completo: Livro  + CD + Caixa de Folhetos com 12 clássicos do cordel = R$ 60,00 + despesas postais. Enviamos para qualquer lugar do Brasil através dos correios, mediante depósito em conta corrente.
Contato: acordacordel@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário