segunda-feira, 4 de julho de 2011

LANÇAMENTO

ABC DA POESIA, DE LINDOALDO CAMPOS



O poeta Lindoaldo Campos, pernambucano de São José do Egito, enviou-nos um exemplar do seu mais novo livro "ABC da poesia", 280 páginas, lançado pelo Sebo Vermelho, editora potiguar que muito tem investido nas letras nordestinas. Luís Soler, na contracapa da obra, diz o seguinte: "Conseguir fazer um povo inteiro habituar-se a pensar e a falar em verso, a musicar e cantar poesia, é, de fato, muito mais que instaurar uma moda: é ampliar a capacidade espiritual desse povo, elevá-lo em seus valores mais nobres; os do verbo, os da comunicação espiritual através do simbolismo das palavras."
Achei deveras interessante a proposta deste livro, que pode ser utilizado nas escolas para inúmeras atividades relacionadas com a arte de rimar e metrificar, uma vez que vem recheado de exercicios e outras propostas de cunho didático.
Na seção "Tudo começou com eles" uma homenagem a alguns cordelistas do passado e a diversos cantadores que projetaram-se como mestres da cantoria e do repente. Até o poeta Jessier Quirino (merecidamente) aparece nessa lista dos mestres da arte de versejar. É de estranhar que nomes como José Camelo de Melo, Antonio Francisco, Chico Pedrosa, Crispiniano Neto, Manoel Monteiro e outros poetas do mesmo quilate não tenham sido incluídos nessa lista. Mas isso não diminui em nada o valor desta obra que certamente será de grande proveito para os professores e arte-educadores que desejam trabalhar a rima nas escolas.
Parabéns, poeta! Vá em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário