terça-feira, 23 de agosto de 2011

Era uma vez... em CORDEL

ARIEVALDO E JÔ OLIVEIRA LANÇARÃO LIVROS NA BIENAL DO RIO DE JANEIRO


CLIQUE NA IMAGEM PARA VISUALIZAR

No dia 10 de setembro, Arievaldo Viana e Jô Oliveira estarão na Bienal do Livro do Rio de Janeiro lançando os dois primeiros títulos da coleção “Era uma vez... em CORDEL”, no estande da Editora Globo, onde os livros foram publicados. “A peleja de Chapeuzinho Vermelho com o Lobo Mau” e “O coelho e o jabuti” são dois contos tradicionais bastante conhecidos, mas estas novas versões em versos têm um desfecho surpreendente e uma linguagem acessível à públicos de todas as idades, dos 8 aos 80 anos!

Vejam a seguir, trechos da apresentação da coleção, escrita pelo poeta e pesquisador do folclore brasileiro Marco Haurélio:

“Quem não gosta de ler ou ouvir uma boa história? E quando a história é contada em versos fica melhor ainda. Por isso o cordel faz tanto sucesso pelo Brasil afora. A literatura de cordel é um gênero poético que surgiu no Nordeste brasileiro no final do século XIX. Geralmente composto em sextilhas (estrofes de seis versos), o cordel abrange vários temas. Ele existe graças, principalmente, a um poeta nascido na Paraíba, chamado Leandro Gomes de Barros (1865-1918).

(...)

Vamos voltar um pouco no tempo e visitar a Alemanha do início do século XIX. Lá, dois irmãos, Jacobe Wilhelm, resolveram pesquisar a língua falada por seu povo (incluindo os dialetos) e as lendas e mitos da nação alemã. Os irmãos Grimm, como ficaram conhecidos, recolheram centenas de contos narrados pelos
camponeses e reuniram todos em um livro, a que chamaram Contos da criança e do lar. O primeiro volume foi publicado em 1812.
A versão em cordel da história que você encontra neste livro foi inspirada em um conto dos irmãos Grimm. E agora que você já sabe o que é cordel e conhece um pouco da história desses dois irmãos, só me resta desejar uma boa leitura.”

Marco Haurélio
Cordelista e pesquisador do folclore brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário