segunda-feira, 19 de setembro de 2011

EXPOSIÇÃO DE JÔ OLIVEIRA

Centro Cultural Correios Recife

Programação

Jô Oliveira: Imagem e Leitura, uma Visão Nordestina


João de Calais, versão CORDEL/HQ de Arievaldo Viana e
Jô Oliveira, selecionado pelo MEC para o PNBE 2012

Cultura popular,brasilidade e africanismo, personagens históricos, estórias infantis e clássicas: Jô em toda parte. A partir daí, é traçada uma breve definição da exposição Jô Oliveira: imagem e leitura, uma visão nordestina, que entra em cartaz no Centro Cultural Correios (Recife) no próximo dia 21.09 , com vernissage na terça, dia 20 às 19h. Pernambucano radicado em Brasília e reconhecido internacionalmente, o ilustrador retorna à casa trazendo uma trajetória de mais de 40 anos de trabalho.
Com um extenso currículo em ilustrações, selos postais, histórias em quadrinhos, cartazes, livros infantis, ilustrações para jornais e revistas, e não obstante toda sua vivência internacional, Jô sempre traz em seus trabalhos as cores e traços próprios que remetem a estética colorida do Nordeste. Suas obras fazem referências às manifestações populares locais, mesmo quando narram contos e histórias tradicionais de outros países.
A mostra do CCC apresentará aproximadamente 80 obras, divididas em seis temas principais: Brasilidade e Africanismo; Brasil nos tempos coloniais; personagens históricos (cangaceiros, cordelistas e cantores); lendas brasileiras, festas populares; e histórias clássicas e infantis. Será apresentado também o trabalho do artista na produção de selos, desde 1976, que conta com 49 peças, mais quatro blocos postais, incluindo o bloco “Lendas do Folclore Brasileiro” que fará parte da Brapex - Exposição Filatélica Nacional - deste ano (de 03 a 09 de outubro no Centro Cultural Correios). Entre os selos mais significativos que fazem parte da exposição estão uma homenagem aos 100 anos do Frevo, um alusivo ao São João de Caruaru e alguns sobre mamulengos.
“Sou imensamente agradecido aos Correios pelo convite para realizar esta exposição. Já fui premiado pelo Salão de Humor de PE, fiz selos para o estado e conheço J. Borges, mas é a minha primeira exposição individual em Pernambuco!”
Outra curiosidade é o trabalho de Jô Oliveira relacionado ao cordel. O ilustrador apropria-se de uma estética comum à xilogravura, aplicada à técnica de aquarela em seus livros de histórias infantis. Entre os novos contos, estão A Peleja de Chapeuzinho Vermelho e O Coelho e o Jabuti, os dois em parceria com o cordelista Arievaldo Viana e lançados na Bienal do Livro do Rio neste mês de setembro. Na mostra do CCC, o público poderá conferir doze contos em folheto de cordel, baseados na obra de Câmara Cascudo.
A curadoria, assim como os textos da exposição são assinados pela escritora Lucília Garcez, doutora em linguística e autora de livros infantis em parceria com Jô Oliveira. O projeto foi realizado em parceria entre a VBS Produções e Eventos e a Cultura e Criatividade, empresas brasilienses de produção cultural com atuação reconhecida dentro e fora de Brasília.
A exposição reserva ainda algumas atividades de interatividade, entre as quais um quebra-cabeças de imã, monóculos com obras do artista, pequeno vídeo e livros para a leitura no local. Na semana de 21 a 25 de setembro, Jô estará presente para interação com o público, das 9h às 10h e de 15h às 16h nos dias de semana. No domingo (25.09), das 15h às 17h, será realizado o encontro “Conversando com Jô”, mediado pela escritora Lenice Gomes.
Apesar de dirigida a todos os públicos, a mostra será de grande importância às crianças, do 5º ao 9º ano. Muitas obras expostas contam a história do Brasil, contribuindo com um suporte lúdico e artístico para a sala de aula. O período colonial ou a história de Maurício de Nassau, por exemplo, são trechos apresentado de maneira divertida e colorida. Escolas interessadas podem agendar visitas pelo telefone (81) 8617-1554, com Roberta.
Sobre o artista
Josimar de Oliveira nasceu em Itamaracá (PE) e desde a juventude se envolveu com atividades ligadas às artes plásticas. Estudou Comunicação Visual na Escola Superior de Artes Industriais da Hungria, onde iniciou sua carreira internacional, com participação em feiras de quadrinhos, mostras em salões de ilustração, ganhando, dentre diversos prêmios, o Prêmio ASIAGO de Filatelia, Melhor Selo do Mundo (Categoria Turismo) por duas vezes (1982 e 1987), na Itália. É conhecido por ilustrar livros didáticos e infanto-juvenis como Kuarup – A festa dos mortos e a versão de Alice no país das maravilhas, pelo qual recebeu na 58ª Bienal do Internacional do Livro de São Paulo o Certificado de “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.


Serviço :
Exposição: Jô Oliveira : Imagem e Leitura, uma Visão Nordestina
Local: Centro Cultural Correios – Av. Marques de Olinda, 262 - 3º Andar - Sala 05 - Bairro do Recife
Visitação: 21 de setembro a 27 de novembro de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados e domingos, das 12h às 18h

Entrada Franca
Informações e agendamentos: 81 3224-5739 centroculturalcorreiosrecife@correios.com.br
Aline Feitosa – aline@tragoboanoticia.com.br – 81 8131-0721 | 7813-0999
Letícia Pontes – leticia@tragoboanoticia.com.br – 81 9132-8116

Nenhum comentário:

Postar um comentário