terça-feira, 27 de setembro de 2011

EXPOSIÇÃO DE JÔ OLIVEIRA


De Recife, o ilustrador JÔ OLIVEIRA nos manda fotos de sua bem sucedida exposição realizada no Espaço Cultural dos Correios. Na mostra, há um espaço reservado para Literatura Infanto-Juvenil, área na qual nos temos diversas parcerias. "Pavão Misterioso", "O bicho folharal', "A ambição de Macbeth e a maldade feminina (Ed. Cortez, PNBE 2010), "João de Calais e sua amada Constança" (FTD, selecionado para o PNBE 2012), além da coleção "Era uma vez... Em Cordel", da Globo Livros, que estreou com dois títulos: "A peleja de Chapeuzinho Vermelho com o Lobo mau" e "O coelho e o jabuti". O próximo lançamento será 'João Bocó e o ganso de ouro'.


Ao fundo, ilustrações de '12 Contos de Cascudo" em folhetos de Cordel
e 'Ambição de Macbeth', trabalhos que realizamos em parceria

Eis um resumo do texto de apresentação da exposição em cartaz no Recife:

"
Cultura popular,brasilidade e africanismo, personagens históricos, estórias infantis e clássicas: Jô em toda parte. A partir daí, é traçada uma breve definição da exposição Jô Oliveira: imagem e leitura, uma visão nordestina, que entra em cartaz no Centro Cultural Correios (Recife) no próximo dia 21.09 , com vernissage na terça, dia 20 às 19h. Pernambucano radicado em Brasília e reconhecido internacionalmente, o ilustrador retorna à casa trazendo uma trajetória de mais de 40 anos de trabalho.
Com um extenso currículo em ilustrações, selos postais, histórias em quadrinhos, cartazes, livros infantis, ilustrações para jornais e revistas, e não obstante toda sua vivência internacional, Jô sempre traz em seus trabalhos as cores e traços próprios que remetem a estética colorida do Nordeste. Suas obras fazem referências às manifestações populares locais, mesmo quando narram contos e histórias tradicionais de outros países.
A mostra do CCC apresentará aproximadamente 80 obras, divididas em seis temas principais: Brasilidade e Africanismo; Brasil nos tempos coloniais; personagens históricos (cangaceiros, cordelistas e cantores); lendas brasileiras, festas populares; e histórias clássicas e infantis. Será apresentado também o trabalho do artista na produção de selos, desde 1976, que conta com 49 peças, mais quatro blocos postais, incluindo o bloco “Lendas do Folclore Brasileiro” que fará parte da Brapex - Exposição Filatélica Nacional - deste ano (de 03 a 09 de outubro no Centro Cultural Correios). Entre os selos mais significativos que fazem parte da exposição estão uma homenagem aos 100 anos do Frevo, um alusivo ao São João de Caruaru e alguns sobre mamulengos.
“Sou imensamente agradecido aos Correios pelo convite para realizar esta exposição. Já fui premiado pelo Salão de Humor de PE, fiz selos para o estado e conheço J. Borges, mas é a minha primeira exposição individual em Pernambuco!”
Outra curiosidade é o trabalho de Jô Oliveira relacionado ao cordel. O ilustrador apropria-se de uma estética comum à xilogravura, aplicada à técnica de aquarela em seus livros de histórias infantis. Entre os novos contos, estão A Peleja de Chapeuzinho Vermelho e O Coelho e o Jabuti, os dois em parceria com o cordelista Arievaldo Viana e lançados na Bienal do Livro do Rio neste mês de setembro. Na mostra do CCC, o público poderá conferir doze contos em folheto de cordel, baseados na obra de Câmara Cascudo."
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário