terça-feira, 6 de setembro de 2011

O DISCO DA SEMANA

Velho Faceta – Os grandes sucessos do pastoril




Colaboração do Jorge Paulo, o Bandeirante do Norte


Coletânea que reúne os maiores sucessos do Velho Faceta, o ícone do Pastoril.


Fazia tempos que eu procurava essa pérola para postar aqui no BLOG. Todas essas cantigas lembram muito a minha infância no sertão.
Existem dois tipos de PASTORIL, o sacro e o profano... O Pastoril considerado "sacro" trata de autos natalinos, com a tradicional disputa entre os partidos azul e encarnado. Já o Pastoril Profano é pleno de humor, irreverência e toadas que se assemelham com o coco, a cantoria e a embolada. No final da década de 1970 as emissoras de rádio do Nordeste foram invadidas por uma música totalmente diferente. A Ditadura Militar estava com os dias contados, mas a censura ainda tinha a tesoura bastante afiada para cortar tudo que julgasse atentatório à moral e ao regime vigente. Não sei como o FACETA conseguia tocar todos os dias e o dia todo nas emissoras de rádio... Músicas como "Periquito", "Dona Maçu" e "Casamento da filha do Faceta" apimentaram ainda mais o duplo sentido na música nordestina. Canções de Genival Lacerda e João Gonçalves soam até inocentes diante das cantigas do Faceta.
Todas as composições são de domínio público, destaque para “Nabo seco (A Mulher do Cego)”.


Velho Faceta – Os grandes sucessos do pastoril
1981 – Clack
01. É mais embaixo (Tradicional)
02. A espiga (Tradicional)
03. Dona Maçu (Tradicional)
04. Cuidado cantor (Tradicional)
05. O colchão (Tradicional)
06. Pato, peru, pavão (Tradicional)
07. O casamento da filha do Faceta (Tradicional)
08. Nabo seco (A Mulher do Cego) (Tradicional)
09. O finado (Tradicional)
10. Bacurinha (Tradicional)
11. O periquito (Ainda Sem Compositor)
12. Galinha preta (Tradicional)

Para baixar esse disco, clique aqui.

Fonte: www.forroemvinil.com

Um comentário:

  1. É de fato um verdadeiro achado fonográfico esse disco do Velho Faceta. Sem trocadilho, a maior "faceta" dele mesmo era ser tocado abertamente em tudo que era emissora de rádio naquele tempo de censura. Outra virtude dele era, mesmo explorando o duplo sentido, fazer-se ouvido até por crianças, isso, com certeza, devido à sua condição de palhaço. Faceta foi um dos artistas mais populares do início da década de 80.

    PEDRO PAULO PAULINO

    ResponderExcluir