segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Mestre Azulão homenageado em livro e DVD

Uma feira de saudades

Mestre Azulão e os poetas Arievaldo, Piúdo e Izaias Gomes

Livro conta a história da Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, a partir de depoimentos de migrantes e também de poemas de cordel.

“A feira de São Cristóvão não é exatamente uma feira. Ou não é só isso. Instalada há mais de sessenta anos no Campo de São Cristóvão, zona norte do Rio de janeiro, o lugar é, fundamentalmente, um ponto de encontro. Qualquer que seja ele. É lá que o povo nordestino, que deixou sua terra em busca da sorte da cidade grande, pode recuperar um pouco do que ficou para trás. Ali ele se reencontra com o forró e a cachaça, com a macaxeira e o feijão-de-corda, com a pimenta, com o xaxado e o baião, com os cheiros, com os versos, com a chita e a renda (...)”.
  • Um relato repleto de memórias, cheiros, sabores, sons, cores e histórias. Assim pode ser descrito o livro “Feira de São Cristóvão – a história de uma saudade”, da historiadora Sylvia Nemer, publicado neste ano pela editora Casa da Palavra. A obra é fruto de uma pesquisa de doutorado realizada pela autora e reconstrói a memória cultural deste tradicional ponto de encontro, com uma linguagem fluida e apaixonada, auxiliada pela variedade de imagens que acompanham a obra.
    São mais de 50 anos de uma história que, na maioria das vezes, se confunde com a memória pessoal de retirantes nordestinos, os quais encontravam na feira um espaço para se reaproximar, nem que fosse em um único dia na semana, das tradições de sua terra natal. O Nordeste aqui é recriado por um conjunto de recordações que transbordam saudade. A literatura de cordel é uma das fontes principais- por meio dos poemas, os cordelistas do Rio de Janeiro escrevem muito sobre o próprio migrante e sua luta para sobreviver no ambiente físico e social da metrópole.
    “A saudade da família, de sua terra, de sua casa, faz com que os migrantes encontrem na Feira seu novo lar, seu novo conforto. E foi a partir desta constatação e com a possibilidade de concretizar um sonho antigo, que me dediquei a este tema, a princípio reservado aos nordestinos. A ideia é resgatar a tradição e fazer a união entre o Nordeste e o Rio de Janeiro, mediada pelas histórias contadas nos folhetos escritos pelos cordelistas da cidade”, conta Sylvia.
    Vale lembrar que esta edição do livro vem acompanhada do DVD “A feira do Nordeste por um poeta cabra da peste”, de Maria de Andrade. O filme narra a história do poeta e cordelista, Mestre Azulão, um dos fundadores da Feira de São Cristóvão, cuja obra também serviu de fonte para a pesquisa historiográfica realizada por Sylvia.

    “Feira de São Cristóvão – A história de uma saudade” tem 144 páginas e custa R$75.

Fonte da matéria: www.revistadehistoria.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário