quinta-feira, 1 de março de 2012

CANTORIA NO FACEBOOK

 

Andei postando essa fotografia no facebook e de imediato surgiu um tema dado pelo “amiguim” ALTAY PEREIRA – Mandacaru é como político, não dá sombra nem encosto... Convoquei Pedro Paulo Paulino e fizemos algumas glosas sobre o assunto:


ARI - O mandacaru me lembra

O político, no seu posto

Quando quer pedir um voto

É jeitoso que faz gosto

Porém depois de eleito

Não dá sombra nem encosto.



PPP - Mandacaru se defende

Usando seu próprio espinho

É tão valente, que nele

Não senta nem passarinho

Quem de nós que se defende

Dum político em seu caminho?



ARI - Lí num grosso pergaminho

Que encontrei no sertão

Que político é a serpente

Que “atentou” o velho Adão

Quando quer pegar um besta

Rasteja até pelo chão.



PPP - Zédantas mais Gonzagão

Cabras que trilharam o pó

Vendo a planta sertaneja

Fizeram um belo forró

N’A volta da asa-branca

Ele relembra um xodó...



ARI - Disse um sábio Faraó

Na lápide de sua tumba

Há três mil anos atrás

Escreveu na catacumba

Que político dá ENCOSTO

Mas só se for na macumba.



PPP - Eu tenho um mandacaru

Plantado no meu terreiro

Sua flor prometeu chuva

Que caiu em fevereiro

Diferente de político

Mentiroso e trapaceiro



ARI – Eu passei um ano inteiro

Numa peleja de morte

Para cobrar um político

Mas ele não fez aporte

Além de não dá encosto

Fez sombra na minha sorte.



PPP – Mandacaru bom de corte

Depois que é sapecado

Sendo em tempo de seca

É comida para o gado;

Político não zela o nome

Do povo não mata a fome

Por isso estou vacinado.



ARI – Mandacaru é sagrado

Não é do político espelho

Político ruim não dá frutos

Escute cá meu conselho;

Mandacaru quando flora

Sei que ninguém ignora

Traz chuva e fruto vermelho.

(...)



Essa "peleja" tende a aumentar e poderá ser publicada em folheto num futuro próximo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário