quarta-feira, 23 de maio de 2012

CENTENÁRIO DE JOAQUIM BATISTA DE SENA, NO MIS



Texto: Arievaldo Viana

2012 é o ano do centenário de um dos maiores expoentes da Literatura de Cordel, o paraibano Joaquim Batista de Sena, que durante mais de quatro décadas palmilhou o Nordeste inteiro produzindo, imprimindo e revendendo seus folhetos. A partir da década de 1950 instalou o seu ‘quartel general’ em Fortaleza, onde fundou a Tipografia Graças Fátima, responsável pela publicação de seus próprios cordéis e também boa parte da criação literária de José Camelo Rezende, de quem adquiriu diversos originais. Romancista de primeira linha, Sena procura seguir a mesma trilha deixada por Camelo, Leandro, Athayde e outros gênios da poesia popular...       

Mas não desdenhava o folheto-reportagem que também foi um de seus trunfos para conquistar a simpatia popular. Qualquer crime hediondo, enchente, desastre automobilístico, aparecimento de entidades sobrenaturais não escapava ao seu poder de observação, como se vê no folheto ‘O monstro do Cemitério São João Batista’ que trata de um curioso tema: a necrofilia. Entretanto, foi na passagem da imagem milagrosa de Nossa Senhora de Fátima, em 1953, que alcançou o seu apogeu como editor, percorrendo todo o itinerário da imagem pelo Nordeste afora. Ganhou tanto dinheiro que acabou batizando sua folhetaria com o nome de “Graças Fátima”.

Antes disso, no início da década de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, sofreu um naufrágio na baía de Quebra-Potes, no Maranhão, quando o navio em que viajava foi perseguido por um submarino alemão. Conseguiu salvar-se nadando, mas perdeu uma preciosa mala contendo diversos originais, dos quais não possuía outra cópia.


Hoje a obra de Sena parece naufragar em outros mares... o mar do esquecimento, do ostracismo a que vem sendo relegada a sua valiosa produção poética.


Nada mais justo que o Ponto de Cultura Cordel com a Corda Toda da AESTROFE – Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Ceará, com o apoio da ABC-Academia Brasileira de Cordel, Projeto Acorda Cordel na Sala de Aula e CECORDEL- Centro Cultural dos Cordelistas do Nordeste, faça essa justa homenagem ao poeta, relançando três expressivos romances de sua lavra na passagem do seu centenário. São eles “Os Amores de Chiquinha e As Bravuras de Apolinário”, “História de Braz e Anália” e “História de João Mimoso ou O Castelo Maldito”.

Na ocasião teremos também a apresentação dos poetas:

Poeta Paulo de TarsoPoeta Lucarocas
Paulo de TarsoKlévisson VianaLucarocas
ROUXINOL DO RINARÉArievaldo VianaGeraldo Amancio
Rouxinol do RinaréArievaldo VianaGeraldo Amâncio

E mais VIDAL SANTOS e ZÉ EUFRÁSIO.


SERVIÇO: JOAQUIM BATISTA DE SENA, ANO 100 DIA: 23 DE MAIO DE 2012 (QUARTA-FEIRA) LOCAL: MIS – Museu da Imagem e do Som do Ceará Barão de Studart, 410 – Bairro Meireles – Fortaleza – CE Tel: (85) 3101-1204 e-mail: mis@secult.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Informações: (85) 9999-7908 (Paulo de Tarso) (85) 9675-1099 (Klévisson Viana)

Um comentário:

  1. Fico feliz com este post. Quando moleque conheci a leitura de Cordel, quando fui passar férias em Sergipe. Nunca estudei e nem ouvia falar sobre o assunto na escola. Hoje, vejo Professores da Língua Portuguesa e Professores de artes apresentando,ensinando e confeccionando tal literatura. Um tempinho desses, as criançadas se esbaldaram confeccionando e lendo Cordel no SESC. Admirável semana de literatura de Cordel.
    Um abraço

    ResponderExcluir