quinta-feira, 14 de junho de 2012

CEM ANOS DE GONZAGÃO, 90 DE SINVAL SÁ

Ilustração:  Willian Medeiros

Sinval Sá, o primeiro biógrafo de Luiz Gonzaga, é uma figura admirável. No dia 04 de abril deste ano completou 90 anos de idade. Continua lúcido, ativo e risonho, de bem com a vida. Formado em letras e direito, primeiro lugar em vários concursos públicos, Sinval conseguiu assegurar uma velhice modesta, porém digna. Foi um prazer encontrá-lo em Brasilia, juntamente com o jornalista Assis Ângelo. Sinval nos disse qual o motivo que o levou a escrever a biografia do Rei do Baião. Em 1953, numa terça-feira de carnaval, ele estava em Taubaté-SP, distante da esposa e dos filhos, num desânimo total. De repente, um carro de som passou tocando A VOLTA DA ASA BRANCA, num alto-falante. Foi demais... A saudade do Nordeste e da família o fizeram chorar. "Imagine o que não sentem aqueles nordestinos mais simples, mais humildes, distantes da tera natal, quando escutavam uma canção como essa?", diz Sinval.


Arievaldo Viana, Sinval Sá e Assis Ângelo

Quase dez anos depois desse episódio, Luiz Gonzaga veio fazer show em Fortaleza. Na época, o hotel mais "chique" da cidade era o São Pedro. Incentivado pela esposa, Sinval resolveu ligar para lá e realmente conseguiu falar com o Gonzaga, que lá estava hospedado. A partir daí, a coisa foi se encaminhando. Durante tres meses Sinval frequentou a casa de Luiz Gonzaga na Ilha do Governador, munido de caneta e cadernos, onde fez diversas anotações dos depoimentos que Gonzaga ia lhe passando. Gonzaguinha era bem jovem e passava o dia inteiro trancado no quarto, tocando violão. Sinval diz que jamais o viu sentado à mesa com a família.
Em 1966, finalmente, Sinval Sá conseguiu publicar a primeira edição de seu livro que ainda hoje é considerado um dos mais importantes de todos que já foram escritos sobre Luiz Gonzaga, referência obrigatória para todos aqueles que escrevem sobre a vida do Rei do Baião. Acima, imagem da capa da primeira edição de O SANFONEIRO DO RIACHO DA BRÍGIDA. Abaixo, Arievaldo e Sinval Sá, aos 90 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário