terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

O BAÚ DO VELHO RIBA


RIBAMAR LOPES NA SEÇÃO 
"RISO DO POVO"

Antes de partir desse planeta, meu querido amigo Ribamar Lopes, um dos maiores pesquisadores da Literatura de Cordel e grande incentivador dos poetas de minha geração me presenteou com uma pasta de recortes, mais de 50 artigos publicados pelo jornal o povo na seção RISO DO POVO, no antigo Caderno de Domingo, entre 1984 e 1986. O editor era nosso amigo Eliézer Rodrigues. Durante esse período publiquei minhas primeiras tirinhas (HQ) com os personagens NONATO LAMPARINA e APARÍCIO BAFO-DE-CANA. Colaboravam também o Nirez, o Válber Benevides, a dupla Cosmo e Damião, o Geraldo Jesuíno, o Zé Pinto e muitos outros. Esse material do Velho Riba dá um livro espetacular sobre cordel! Algum editor interessado?

QUEM FOI RIBAMAR LOPES

José Ribamar Lopes nasceu no dia 8 de novembro de 1932 em Pedreiras (Maranhão) e faleceu em Fortaleza (Ceará) aos 24 de janeiro de 2006.
Contista, poeta e ensaísta, nas últimas décadas vinha desenvolvendo grande atividade como pesquisador e incentivador da Literatura de Cordel.
Deixou publicado os seguintes livros: "Literatura de Cordel (Antologia)", "Quinze Casos Contados" (Contos); "Viola da Saudade" (Poesia) e "Sete Temas de Cordel" (Ensaio), além do inédito "O Dragão da Literatura de Cordel", cujos originais foram confiados à Tupynanquim Editora.

Fonte: "Acorda Cordel na Sala de Aula - A Literatura Popular como ferramenta auxiliar na Educação", Arievaldo Viana Lima, Editoras Tupynanquim e Queima-Bucha, 2006.

ARQUIVO

CLIQUE PARA AMPLIAR

Um comentário:

  1. É um belo acervo. Foi entregue em boas mãos. Você mereceu o presente, amigo Arievaldo.

    Marcelo Matos

    ResponderExcluir